6ª feira...

Para alguns hoje é 6ª feira, véspera de fim de semana :) Para outros, grandes vivas, é dia do programa Vidas Reais!
Os reality shows instalaram-se em Portugal, quase todos analisados pela SIC, mas a sua maioria implementados pela TVI, à custa da recusa de "pôr no ar" tamanho lixo televisivo. - como nota adicional, é digno de se ler uma entrevista de Emidio Rangel à revista Selecções, onde tece algumas considerações e explicações ao facto, por ex, de não ter aceite o modelo BB para a SIC.
Mas o que alimenta de facto estes reality shows? 2 pontos.
--> O 1º é a criatividade de quem elabora as histórias que lá se passam e arranja os protagonistas à altura das histórias de tragédias, horrores, dramas, traições, infidelidades, etc..
--> O 2º ponto, como não podia deixar de ser, é o povo. O povo português é um exemplo de aceitação de tudo o que são polémicas, discussões na praça publica, exposições da vida privada. Acaba por transportar a ficção das novelas, os dramas do dia a dia do seu bairro/cidade para os écrans da TV, alimentando as guerras de audiências.
O programa Vidas Reais não é mais do que a transposição de factos, que dizem ser reais, mas não são..., e a evidencia da falta de cultura do povo português, a manipulação da sociedade em torno de sensacionalismos.
Portugueses e portuguesas, renunciem à pobreza de espirito, reivindiquem os vossos direitos e dêem uma educação de qualidade aos vossos filhos.
As bibliotecas estão vazias, os sites culturais têm o menor indice de visitantes e os concursos de televisão são um descalabro quando o nivel de dificuldade das perguntas passa do grau 1 para o grau 2, as intervenções em eventos internacionais são o que assistimos...
Somos um país de 3º mundo e nada fazemos para mudar a mentalidade e a cultura de um país que já foi grande, pioneiro e aventureiro.
Povo, cresçam e apareçam!!!!

0 comentários: