Vêm aí os Submarinos...

Paulo Portas, ministro da Defesa, veio ontem anunciar a aprovação para a compra de 2 submarinos para a frota portuguesa.
Segundo o ministro, estes 2 equipamentos vêm substituir 2 dos 4 actuais na nossa frota, dado estarem obsoletos e em limite de fim de vida util.
As funções principais destes submarinos será o combate à droga e à imigração ilegal e, dado que não podemos abandonar uma vertente atlantica, temos que aumentar a capacidade operacional de Portugal, à semelhança do que fazem outros países da Europa(os que têm dinheiro claro...), além de permitir proteger as rotas marítimas e assegurar "inteligência estratégica". "Ninguém sabe o que será o mundo daqui a 10 anos" - diz o ministro.
Temos assim um ministro com uma visão futura dos acontecimentos mundiais, o que faz prever que a necessidade imediata de aquisição destes 2 submarinos implica mentalizarmo-nos que nos próximos dez anos haverá um potencial aumento do tráfico de droga, da imgração ilegal e que provavelmente podemos ser atacados por paises estrangeiros, quiçá!
O nosso ministro está esquecido que já passaram algumas décadas desde que Portugal tomou a decisão de recuperar a sua capacidade marítima tendo, nessa altura, encomendado quatro submarinos e que, até hoje, assistimos ao facto dessa frota(4) não ter impedido que Portugal seja uma porta de entrada da Europa no tráfico de droga e que cada vez mais somos um país de imigrantes...
Será que agora apenas 2 vão evitar aquilo que 4 não evitaram? Será que estes vêm carregados com munições para afundar os barcos ilegais, com droga e imigrantes?
Meus senhores, vamos começar a gastar dinheiro bem gasto, pois mais importante que prevenir ataques estrangeiros e entradas ilegais de droga e pessoas, há que resolver os problemas de dentro para fora, pois o mal não está para chegar, já convive connosco há decadas!!!

0 comentários: